será possível trabalhar por conta própria em Portugal? by barbie
Não sei se já aqui disse, mas eu e o meu marido andámos a tratar de legalizar a oficina. Vou poupar-vos às partes hilariantes da burocracia, a todo o dnheiro que já foi absurdamente gasto e contar-vos tão somente dois dos espisódios mais recentes.
Episódio nº 1
Fomos pedir a luz. Aliás, pedimos na internet. Modernices... Seja como for, a EDP tinha 30 dias para se pronunciar. Passaram 30, 60 e lá chegou a carta com o orçamento. (carta essa que demorou esse tempo todo porque tinha ido parar à nossa morada antiga, onde vivemos há mais de 12 anos atrás...)
Então , o que a carta diz, é que para termos luz na oficina, além de pagar o contrato , temos de comprar um POSTE e colocá-lo no nosso terreno, mas , sim MAS esse poste fica para uso comum. Ora , como não havia vagas nos poste existentes, tivemos que colocar um poste no nosso terreno , ficar lá com um mamarracho gigantesco e além do mais, se mais alguém na zona precisar de luz vai-se servir GRATUITAMENTE do nosso poste.
E quanto nos custou isto, pergunta, vocês?
Cerca de 700 euros.
Coisa pouca.
Episódio nº 2
Depois de milhares de filmes na Câmara Municipal, lá consegui finalmente que viessem colocar um contador da água.
Chega a 1ª factura.
O que cobram? taxa de saneamento.
Qual é o problema , perguntam vocês?
A nossa terreola NÃO TEM SANEAMENTO BÁSICO!!
Logo para lá de imediato: "ha isso é normal, o sistema erra muitas vezes, tem de vir cá fazer um requerimento ao Sr. Presidente (WTF???)
Vou logo para lá , grito, berro, ameaço e esperneio e lá me corrigem a factura.
E nem falo na taxa de lixo que nos cobram, nem falo. Uma fortuna, e nem sequer podemos colocar lixo nos contentores (as officinas automóveis têm de contratar uma empresa privada (Sim uma das PPP's) para fazer a recolkha dos lixos, q quem pagamos mais uma fortuna.
Enfim, isto que vos conto são 2 pequenos episódios. Não falo de tudo o resto , de tudo o que tivemos que pagar para ter a licença de utilização, de quantas casas de banho tivemos que fazer. De quase 200 euros de Segurança Social que se pagam todos os meses e que não dão direito a nada...
Temos que pagar para trabalhar em Portugal?