Da greve dos professores
Anda tudo revoltado com a greve dos professores. Do mesmo modo que quando há greve dos transportes toda a gente fica fula.
Longe vão os tempos em que ser-se professor era tão respeitado como ser-se médico ou advogado. Agora parece ser o equivalente a ser-se o diabo em pessoa. Os professores são isto, aquilo e aqueloutro. São os que não sabem educar os miudos, os que lhes dão pouco ou muito que fazer, os que são injustos nas notas porque coitadinho, não teve tempo de estudar, os responsáveis pela educação das gerações vindouras.
Sempre tive professores dos quais gostava mais e outros menos. Havia também aqueles que se davam mais ao respeito e aqueles que se notava que estavam lá só porque não deveriam arranjar coisa melhor. Ora, isto não acontece em todas as profissões?! Não há bons e maus professores? Lembro-me de ter uma professora de matemática que parecia uma autêntica avózinha mas que nos dava uns testes diabólicos. Passei o ano num sobe e desce de notas, um horror. Entretanto falhei o exame nacional de matemática por estar internada e acreditam que foi a única professora que me ligou a perguntar se precisava de ajuda para estudar? Felizmente não precisei e tirei muito boa nota no exame. Mas aquele seu gesto ficou-me na memória. Porque só uma professora dedicada e preocupada o poderia fazer.
Hoje em dia, ser-se professor é sinónimo de malas às costas, instabilidade profissional e familiar. Sim, quando querem ser professores já sabem ao que vão, mas caramba, não tem jeito nenhum. Porque raio há-de um professor de Vila Nova de Cerveira vir parar a Lagos e um de Lagos vir parar ao Norte? Isto não tem lógica nenhuma! E se para quem não tem família até pode ser aliciante, para quem a tem deve ser uma verdadeira tortura. Sem falar da despesa. E sem falar dos que nunca serão colocados.
Se é injusto os alunos não poderem fazer exame? É. Aliás a minha irmã nem sabe se vai ter exame ou não. Mas acho que os professores chegaram a um ponto em que vale tudo. Aquele ponto em que vai tudo à frente.
xoxo
cindy