E quando eu penso que já vi de tudo...
Pimba! Toma lá mais uma!
Há uns tempos enviei o meu currículo em resposta a um anúncio de emprego para arquiteto. Ontem recebo um email com os critérios para a fase seguinte de seleção que é, imagine-se a audácia, criar um projeto! Um projeto com cliente, completíssimo, o equivalente a um projeto de execução, com a papinha toda feita!
Um ESCÂNDALO!!! Pois quem me garante a mim que mesmo que eu não fique com o lugar, se é que existe lugar, não usam o projeto? Ou que não enviaram um projeto diferente a cada candidato e assim ficaram com um belo leque de projetos prontos a implementar?! Vão respeitar os direitos de autor, querem ver? Sim, porque um desenho, um projeo tem direitos de autor, embora poucas pessoas o saibam. Pois bem, seguiu resposta para a empresa a perguntar mesmo isso e um email para a Ordem dos Arquitetos a denunciar mais uma situação de pouca vergonha!
Em relação a outras profissões eu não sei como se processa mas na minha área existe muito a trapacice e o aproveitamento do (mau) estado do sector da construção civil. Há pouco trabalho e as empresas servem-se disso como chamariz para propostas pouco dignificantes de emprego. Pois lá está a velha máxima, não queres o lugar, achas mal, pois há quem queira! E certamente vai haver quem entre neste esquema pouco ético de seleção... Até quero ver se tenho resposta ao meu email! Depois conto...
xoxo
cindy