Como enfrentar o novo confinamento
Ainda não sabemos os moldes mas é inevitável voltarmos a confinar. Por isso, resolvi deixar aqui umas receitas para irem fazendo no aconchego do lar e tornarem os vossos dias mais confortáveis.
1 - Pão
A receita mais repetida cá em casa. Tomei o gosto de fazer o pão e não tem faltado cá em casa ao fim de semana!
Tenho feito duas variedades - trigo e trigo/aveia - mas podem fazer com quaisquer farinhas que gostem, pôr sementes, pepitas, etc. A receita que tenho seguido tem sido um mix da receita da Filipa Gomes com o pão da titá da Joana Roque. Para além dos ingredientes, precisam de um tacho/panela/forma de ir ao forno com tampa. Ora, eu tive de improvisar e tenho usado uma forma de bolos sem buraco e tapado com uma tarteira. Resulta e o efeito é maravilhoso. Em relação ao levedar, eu deixo a noite toda e resulta num pão fofo com uma sabor fantástico. Preparo a massa à noite, deixo dentro do forno e só cozo de manhã. Mas em ambas as receitas podem deixar levedar menos tempo, eu é que prefiro assim porque adoro comer pão quentinho logo de manhã. Esta receita é ótima porque não precisam de amassar o pão e o facto de cozer na forma faz com que a humidade faça crescer o pão e a crosta fique super crocante. Deixo-vos os passos que tenho seguido!
Ingredientes:
500g farinha à vossa escolha ou mistura de farinhas ( quando faço de aveia uso 150g aveia e 350g de farinha T55)
5.5 g de fermento de padeiro em pó
420ml de água morna
1 c.c. de sal fino
Preparação:
Numa taça grande colocar a farinha e fazer um buraquinho no centro. Eu gosto de diluir o fermento na água primeiro. Juntar o sal à farinha e depois colocar a água com o fermento. Misturar com a colher de pau, é normalficar uma mistura húmida. Tapar a taça - eu uso película aderente - e deixar levedar por pelo menos 1h ( eu deixo 12h).
Para cozer, colocar a forma no forno e ligar a 230º. Enquanto a forma aquece, polvilhar a bancada com farinha, colocar a massa e dar umas voltas até ficar uma bola - não é para amassar!!! Fazer um corte em cruz, polvilhar com farinha. Entretanto, retirar a forma do forno, colocar uma folha de papel vegetal ( caso não tenham, polvilhem a forma com farinha no fundo) e pôr a massa no interior. Tapar a forma ou tacho e levar ao forno por 30 minutos. Destapar e deixar mais 5/10 minutos até tostar. E sai um pãozinho todo catita, com miolo fofinho e côdea bem estaladiça. Aconselho a comer quentinho com manteiga!
2 - Panquecas Americanas
Ingredientes:
1 ovo
1 chávena de farinha de trigo ( às vezes faço com aveia)
1 c.c de fermento para bolos
leite
1 pitada de sal
Preparação:
Não coloquei a quantidade do leite porque costumo fazer a olho. O ideal é irem acrescentando até terem uma massa não muito líquida e com alguma consistência. Passar com a varinha mágica para eliminarem os grumos e depois é só irem deitando colheradas na frigideira bem quente, mantendo-a depois em lume médio. Estas quantidades costumam render umas 8 panquecas mas depende do tamanho que quiserem!
3 - Waffles
Ingredientes:
1 ovo
100 ml leite
130g de farinha de trigo ( às vezes faço com aveia)
1/2 c.c de fermento para bolos
1 pitada de sal
1 c.s. de manteiga derretida
Preparação:
Misturar tudo com a varinha mágica e colocar colheradas de massa na máquina das waffles ou nas formas. Eu uso a máquina de Waffles do Lidl e adoro-a! Os Waffles ficam bem crocantes por fora e deliciosos!
4 - Muffins de Cacau e Aveia
Ingredientes:
2 ovos
1 chávena de açucar mascavado
1 chávena de aveia triturada
2 c.sopa farinha
1/2 chávena de cacau
1/2 chávena de leite magro
1c.sopa de óleo
1 c.chá fermento
Preparação:
Bater os ovos com o açucar até obter uma mistura fofa. Adicionar a aveia - triturada até estar em pó - a farinha, o cacau e o fermento. Juntar o leite e o óleo. Deitar em forminhas individuais e colocar no forno 20 minutos a 180º.
5 - Quiche Lorraine
Adoro esta receita e esta quiche é de li ci o sa!!!
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
1 pacote de natas
2 ovos
6 tiras de bacon
queijo ralado (usei flamengo)
noz moscada
sal
pimenta
Preparação:
Colocar as tiras de bacon no forno até ficarem estaladiças ( o ideal é fazerem numa grelha e deixarem a gordura pingar para um tabuleiro, assimo bacon fica estaladiço e a gordura é bem menor!). Cortar as tiras em pedaços e reservar. Numa taça bater nas natas e os ovos, temperar e juntar o bacon partido. Forrar a tarteira com a massa, colocar queijo no fundo, deitar a mistura de natas, ovo e bacon e finalizar com mais queijo. Vai ao forno a 180º até ficar dourada (+/- 20 minutos). Podem servir com uma salada!
Espero que tenham gostado e força desse lado. Não está fácil mas vamos conseguir!!!
xoxo
Marta