Pessoas do contra
Este fim de semana houve a Red Bull Air Race aqui no Porto e como sempre apareceram os mesmo "velhos do restelo" a mandar vir com o evento.
Acho incrível como haja quem só consegue focar-se sobre os aspetos negativos deste género de eventos. Sim, gera confusão, cortes de ruas, trânsito caótico mas devo-vos dizer que no sábado fiz a viagem Porto - Gaia duas vezes e foi relativamente pacífica. Por outro lado, gera movimento e negócio, traz pessoas novas às cidades e é um evento bem planeado e organizado. Sexta-feira "levei" com o barulho dos aviões durante os treinos mas sinceramente não me incomdou minimamente. Quem trabalha na baixa está mais que habituado ao rebuliço. E não, não fui ver os aviões porque não gosto de confusões mas nem por isso critico o evento. Aliás, parece-me um enorme contrasenso criticar o espetáculo e depois ir assistir. Ah e tal que parvoíce, é tudo política, alguém se dá ao trabalho de sair de casa para ir ver aviões? E pasme-se, passadas umas horas, lá está a foto no Instagram.
São estas mesmas pessoas que criticam o turismo, a reabilitação nos centros e a instalação de empresas estrangeiras no Porto. Até parece que era melhor ter o centro histórico a cair de podre como há uns anos atrás, completamente deserto e com uma população envelhecida. Se não fosse a alavanca do turismo a potenciar a reabilitação urbana e a chamar investimento para a cidade, estaríamos no mesmo patamar que há cerca de 10 anos atrás. É certo que o turismo gera algum desiquilíbrio, os preços sobem, os restaurantes parecem cogumelos mas começam a praticar preços mais direcionados para os visitantes que propriamente para os nativos. Mas acho que isso faz parte de qualquer destino turístico. E para aqueles que se preocupam com o que vai acontecer com os imensos alojamentos locais e hoteis na cidade quando a febre passar, pensem que ao menos há trabalho e investimento na área que mais sofreu com a crise - a construção civil. E dá gosto ver a cidade a crescer e o casario a ganhar vida novamente.
xoxo
marta