Sobre as 35 horas
Vai-me cair o carmo e a trindade em cima mas quero lá saber. Muito se tem falado sobre o retorno às 35h da função pública e se há assunto controverso é este. Porque no privado trabalham-se 40h (ou mais), porque é que o público tem regalias que o privado não tem, porque os funcionários públicos não fazem nada e rébéubéu.
Para mim a coisa resume-se a esta pergunta - gostavam de receber 35h e trabalhar 40h? Seja no público ou privado. Sim, porque o Sr Pedro Passos Coelho aumentou as horas de trabalho mas não as pagou. Ah e tal é para aumentar a produtividade. Quem não fazia nenhum assim continuou e quem é que gosta de trabalhar mais e receber menos? Ah mas no privado também não se pagam horas extra. Pois, acredito que não (sei-o por experiência própria) mas também não se trabalham horas obrigatórias de graça. Se perguntarem a um funcionário público se se importava de trabalhar 40h desde que as recebesse se calhar a resposta era não, não se importava. Mais 200€ (dependendo dos ordenados) davam certamente jeito para o orçamento familiar.
Eu continuo a dizer, não é a função pública que tem regalias irrealistas, é o privado que não as acompanha. Não é a função pública que ganha bem, é o privado que paga mal.
xoxo
cindy